Blog

Fala do especialista: Alimentação na vida do amputado

Você amputou uma parte do seu corpo? O que mudou isso em você?

Seu psicológico, seu ritmo de atividade física, sua alimentação, seu trabalho, sua forma de pensar mudaram?

Ser amputado é ter que se adaptar, readaptar, aprender a viver novamente. E ESTÁ TUDO BEM! No entanto, muitos pacientes acabam descontando na comida e ganham peso, outros descontam na falta da comida e acabam emagrecendo mais. Isso acontece porque os pacientes descontam os sentimentos na alimentação, seja na falta ou no excesso. Por isso, os sentimentos devem ser trabalhados após a amputação para não trazer malefícios a saúde.

Já em relação a alimentação, a pessoa amputada deve fazer uma alimentação equilibrada e variada ao longo da vida, sem restrições especificas. O amputado segue uma vida NORMAL, podendo comer de TUDO e não TUDO o que vê pela frente. O equilíbrio sempre será o ponto chave de tudo, por isso, é necessário ter uma alimentação saudável como qualquer pessoa. Deve estar sempre presente alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, castanhas, proteínas e beber muita água.

É muito importante que o peso seja mantido para a protetização. A menos que você esteja acima do peso, é aconselhável emagrecer alguns kgs pela a sua saúde. No entanto, devido a mobilidade e a capacidade de realizar atividades e vida diária estarem limitadas, a alimentação saudável deverá estar nos eixos, pois o paciente poderá ganhar peso e consequentemente prejudicar a sua protetização.

Durante a fase de cicatrização do coto é ESSENCIAL fazer uma alimentação rica em vitamina C, ômega 3, zinco e proteínas, para uma rápida recuperação do paciente, facilitando a cicatrização e prevenindo infeções. Alguns alimentos devem ser evitados nesse momento, como aqueles industrializados ou contendo excesso de açúcar, gordura e sal, pois podem comprometer todo o processo da cicatrização.

Para pacientes que sofreram a amputação em virtude da diabetes descompensada, deve se tomar cuidado com a alimentação. É fundamental procurar a ajuda de um nutricionista para receber orientações especificas, pois a nutrição desempenha um importante papel no controle da diabetes.

Algumas dicas são

  • Escolher alimentos com baixo índice glicêmico e alto teor de fibras

  • Manter o corpo hidratado

  • Consumir aveia, chia, linhaça, gergelim no dia a dia

  • Eliminar o açúcar da dieta

  • Trocar alimentos processados por mais naturais ou minimamente processados (comida de verdade).

Alguns pacientes relatavam antes da amputação "Eu não me preocupava com o que estava comendo, se era ou não saudável". Porém após a amputação essa frase deverá ser mudada. O amputado deverá buscar sua MELHOR VERSÃO, sempre melhorando a alimentação para ter uma saúde boa e uma qualidade de vida melhor.

15 / Abr / 2020
Nutricionista Michelle Oliveira

Comente essa publicao